A Palavra Encenada

     A propagação do evangelho é de extrema importância na vida de qualquer cristão, porque todo aquele que é salvo e experimenta do amor de Deus deseja que outros também o experimentem, pois o amor não é egoísta, tampouco o amor de Deus, que é imensurável.
    Diversos são os meios de se transmitir esse sentimento, e, também, os ensinamentos bíblicos, seja por discurso (pregação), música, internet, escrita, dança ou encenação. O teatro, por exemplo, é um dos meios de propagação de grande eficácia, devido à sua capacidade de mexer com sentidos humanos mais do que quaisquer outros meios citados acima. É através de espetáculos teatrais que se é possível alcançar a audição, a visão, o tato, o olfato e, em casos mais raros, o paladar.



    A encenação tem a capacidade de trazer a realidade para mais próximo das pessoas, mexendo profundamente com o lado psicológico e sentimental, transmitindo emoções bem realistas; exemplos e ensinamentos de grande valor social e espiritual.
O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana.                             (Federico García Lorca)
      Mas a encenação vai muito além de espetáculos teatrais, ela está presente na vida de todo ser humano, independente do bom ou mau uso dela. Um exemplo bíblico que deixa isso bem evidente é a passagem em 1 Samuel 21.10–15, da qual Davi, que estava a fugir de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate, simulou ser um doido, se remexendo todo e deixando correr saliva pela barba para conseguir livrar-se do risco que corria. Ou seja, através da encenação Davi conseguiu escapar de uma provável situação perigosa para ele.
    As representações se estendem além do mundo humano, no mundo animal, por exemplo, muitos animais se fingem de mortos para evitar serem devorados por seus predadores, um exemplo clássico de como evitar a morte precoce usando de artifícios da encenação.

   Logo, fica fácil deduzir que a palavra encenada é de extrema importância para propagação do evangelho; ela pode agir em todas as áreas possíveis, pois pode simular qualquer meio de interação já citado, e graças a isso, é possível ser tudo em uma só coisa: discurso, música, internet, escrita, dança e teatro.


“Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.” Filipenses 1:18

     Portanto, é indispensável a encenação da Palavra de Deus e o anúncio de Cristo para o mundo, e isso vale para todo e qualquer meio de disseminação de informação, não importa como ou com o quê, o importante é que Jesus Cristo seja anunciado a todo ser vivente.

    Pra findar com chave de ouro, deixo essa apresentação teatral, que é bem curtinha, mas que é muito envolvente e até reflexiva. Sejam abençoados e até a próxima, pessoal!

Pages